Voce já fez ou sabe para que serve uma Ata Notarial?

ATA NOTARIAL é instrumento feito pelo Tabelião de Notas, cuja competência já constava antes mesmo da sua menção no Código de Processo Civil, na Lei 8.935/94 no inciso III do art. 6º como competência dos Notários.

 

Recentemente voltamos a falar muito da ATA NOTARIAL como instrumento de prova haja vista conhecida posição da 6ª Turma do STJ em negar validade às provas consubstanciadas por PRINTS de WHATSAPP.

 

A lavratura da ATA NOTARIAL depende de requerimento da parte interessada, segundo a Lei, “A existência e o modo de existir de algum fato podem ser atestados ou documentados, A REQUERIMENTO DO INTERESSADO, mediante ata lavrada por tabelião”.

 

Por meio da sua Fé Pública, o Tabelião irá atestar que tal situação narrada a ele é verdadeira. As atas notariais as vezes exigem que o Tabelião vá fisicamente até um local, confirmar os fatos passados para ele. Ex: Ata Notarial para Usucapião Extrajudicial.

 

A Ata Notarial servirá como prova pré-constituída, te ajudando quando ingressar com ação, haja vista que ela vai ter a força de prova, algo que prints do whatsapp não tem.

 

Mas, talvez voce esteja se perguntando o que pode ser registrado em uma ata notarial…

 

Assim, a Ata Notarial pode ser utilizada, por exemplo, para registrar textos e imagens de sites da internet, mensagens nas redes sociais como Facebook e Instagram, desocupação e mau estado de conservação de imóveis, conversas em um encontro, uma reunião ou ligação telefônica etc.

 

Se voce gostou do conteúdo, comenta, curta e compartilhe!

 

Garcia Advocacia e Consultoria

Escritório Digital com atuação no RJ E SP.

Especializado em Direito Imobiliário, processo Civil, Direito Civil, Contratos e Direito do Consumidor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.